O primeiro dia do estagiário no Patronato

Se existe uma coisa que marca o estudante de Direito é o primeiro dia de estágio. Ele se arruma, põe seu terno preto, blusa branca, e gravata vinho, clássico, pra não ter erro. Sai de casa com todo cuidado pra não chegar amarrotado nem suado.
No meu caso, pega um ônibus, pega outro e enfim chega ao Patronato, longe de estar como previsto no calor de Salvador e no aperto dos ônibus da cidade, mas isso em breve vai acabar porque o metrô já está chegando...
Do Patronato, saímos rumo à Colônia Lafayete Coutinho, acompanhados neste primeiro dia, do monitor, que tinha a mesma cara de menino da gente além de uma direção bastante perigosa.
E lá chegando a ficha começa a cair, muros altos, burocracia na entrada, presos: estou dentro de uma penitenciária! Bem verdade, era uma colônia agrícola, destinada aos presos que se encontravam no semiaberto.
Fomos conversar com a direção da unidade, apresentação dos novos estagiários e depois ao atendimento. Tem uma sala reservada para os advogados que a gente possa atender não é? Nãoo, é melhor que voces atendam aí no refeitório mesmo!
Todo mundo um pouco nervoso, o clima meio tenso, em menos de 10 minutos já tinha uma fila de quase 20 presos a espera de atendimento. Ora, no meio do presídio, um monte de preso em volta, um agente baixinho na porta...
Entretanto, depois de conversar com o primeiro assistido, e perceber que aquela imagem do bandido se confunde a uma história de vida, nessa hora, o novo estagiário do Patronato tira o terno, arregaça as mangas, abre o Vade Mecum e diz:


"Somos estudantes de Direito, prestamos assistência gratuita e, se voce não tem advogado, nós podemos te ajudar."

Comentários

  1. Interessante o seu depoimento, para quem está no patronato passa um filme na cabeça vindo a tona cada caso atendido... Tornar-se estagiário do Patronato já é uma grande conquista, afinal, nos submetemos a um processo seletivo... Permanecer no Patronato é uma grande vitória visto que não é fácil. No patronato, quem aprende a lição de verdade leva para sempre, lá ouvimos histórias de vida, ajudamos a fazer com que a justiça seja cumprida de maneira legal, tentamos fazer com que os direitos sejam garantidos sem que para isso façamos juízo de ninguem, respeitando o ser humano acima de tudo e ajudando no que for possível, sem PRECONCEITOS. Lidamos com situações em que nos estimula logo a resolver quando falamos"Somos estudantes de Direito, prestamos assistência gratuita e, se vocÊ não tem advogado, nós podemos te ajudar." Ai assumimos o compromisso de realizar o prometido.. AJUDAR. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Madson, bom eu não sei se você ainda faz parte do Patronato, mas eu to muito interessada em fazer parte dele. Queria que você me falasse como eu faço pra participar do processo seletivo, tenho procurado algumas informações,mas não tenho obtido êxito. Que bom que encontrei seu blog, que por sinal e muito bom. Desde já agradeço. Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ana Paula!
    Bom, ainda estou no Patronato, mais ou menos... Entretanto estamos nos organizando pra fazer um novo concurso, iria ser agora no fim do semestre mas acho que vai ficar p o início do próximo! Contaremos com vc lá!
    abss

    ResponderExcluir
  4. Que pena que não terá no fim desse semestre. quero ficar atenta para que quando tiver no próximo eu possa participar. Tem algum blog, Email ou algum meio que eu possa acompanhar isso? E obrigada pela sua resposta e atenção.

    Abraço...

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana Paula,
    Ainda que com grande atraso, deixe aqui nosso novo contato:
    http://patronatodepresos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Concorde, discorde, argumente, a palavra está com vc!

Postagens mais visitadas deste blog

Mensalão I

A revolução Pós-Moderna e o paradigma da desigualdade

Algumas linhas sobre a Lei 12.433 e suas alterações no instituto da Remição