Operação Voucher e a reação ao vazamento de fotos


Essa é a foto. Pois bem, está disponível em centenas de sites na web neste instante. Para aqueles que não estão situados, a referida operação prendeu cerca de 38 pessoas acusadas de cometer desvios de verbas oriundas de emendas parlamentares no Ministério do Turismo.
Tal foto sem dúvida alguma constitui uma afronta à dignidade da pessoa humana, eleita como fundamento da República Federativa do Brasil. Exibir os acusados, acusados esses inocentes até o trânsito em julgado de uma futura ação penal fere de morte os direitos personalíssimos,à imagem, a privacidade, à intimidade, à privacidade em suma, ao respeito aos acusados como ser humano titular de direitos.
Nessa linha o governo do Amapá, estado em que estavam custodiados os suspeitos, foi enérgico em nota divulgada: "O governo do Amapá irá apurar a verdade. O Iapen já instaurou sindicância para estabelecer as responsabilidades e, caso comprovadas as acusações, punir os culpados" e que busca "assegurar a dignidade do preso em todas as unidades [penitenciárias] distribuídas pelo estado."
Em matéria divulgada no site g1.com, afirma que o Palácio do Planalto, através do porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, a presidente Dilma Rousseff considerou o caso "inaceitável".
Prosseguindo na repercussão geral do vazamento, o presidente do Supremo Tribunal Federal, e do CNJ, Ministro Cezar Peluso, em resposta a um pedido do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, enviou ofício solicitando que o Ministério Público, o governo do Amapá e o juiz da Vara de Execuções Penais do estado apurem a responsabilidade pelo vazamento. (g1.com)
Finalmente, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, disse que a divulgação das fotos "viola o princípio da dignidade do preso".
Vejamos o resumo da ópera: deputados conseguem emendas milionárias para "qualificar" agentes de turismo para a Copa de 2014 lá no Amapá, os apadrinhados políticos presentes lá no Ministério do Turismo conseguem fazer contratos com empresas de fachada e desviar milhões, gente grande vai presa e agora o foco é a foto deles presos que foi divulgada. Em síntese é isso.
Não que eu concorde com tal ato de promoção, pelo contrário repudio com insistência há anos consigno execrável a atitude das instituições que devem preservar a segurança da população, mas, vejamos as seguintes fotos disponíveis no site http://boletimpolicial.blogspot.com :


CTO realiza operação de combate ao crime e prende traficantes com crack e maconha


Quadrilha de assaltantes é desarticulada em operação policial



Rebelião é controlada após cinco horas; dois presos feridos






E porque não trazer essas imagens divulgadas no site http://bocaonews.com.br :


Por derradeiro, em que pese a falta de habilidade do lay out desta matéria, para demonstrar como a dignidade da pessoa humana é respeitada na Bahia e certamente noutros estados,segue a imagem disponível em http://www.atarde.com.br referente a operação Salvador da paz.

HIPOCRISIA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensalão I

A revolução Pós-Moderna e o paradigma da desigualdade

Algumas linhas sobre a Lei 12.433 e suas alterações no instituto da Remição